As metas de universalização da educação básica no Plano Nacional de Educação o desafio do acesso e a evasão dos jovens de famílias de baixa renda no Brasil

  • Armando Amorim Simões Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação, Acesso à educação, Evasão escolar, Desigualdade educacional. Indicadores

Resumo

As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de atingir a universalização da escola básica e o problema da evasão escolar, em particular dos jovens de famílias de baixa renda, são analisados como fenômenos relacionados. O artigo discute o conceito de acesso em uma perspectiva histórica e os limites dos indicadores mais utilizados e propõe as curvas de acesso como indicadores complementares para se avaliar o acesso à educação básica em uma concepção universal e integral. O artigo investiga em que fase do ciclo escolar a evasão ocorre, quais as tendências nos últimos anos e quais as perspectivas de se alcançar as metas 2 e 3 do PNE até 2024.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Amorim Simões, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Mestre em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo. MSc em Política Social e Planejamento em Países em Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science. PhD em Educação pela Universidade de Sussex.

Publicado
14-09-2016