O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb)

proposta para atender ao disposto no Plano Nacional de Educação

  • Alexandre André dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • João Luiz Horta Neto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Rogério Diniz Junqueira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação (PNE), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação educacional

Resumo

Este artigo apresenta proposta para organização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb), disposto no Plano Nacional de Educação (PNE). Traz o histórico das avaliações educacionais desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990, seguido de reflexão acerca de diferentes concepções de qualidade educacional, aspecto central para elaboração desta proposta – desenvolvida em 5 diretrizes e 17 dimensões concernentes à avaliação da qualidade da educação. Considerando a importância da avaliação do desempenho nos testes em larga escala e a necessidade de se observarem outras dimensões, a proposta inclui novos indicadores de avaliação institucional, em consonância com o disposto no PNE. Em se tratando de sistema de avaliação de caráter nacional e não apenas federal, procura-se contemplar a participação dos entes federados e de importantes atores da sociedade diretamente empenhados em favor do direito à educação de qualidade para todos. Desse modo, preveem-se processos avaliativos mais amplos, participativos e diversificados, voltados à produção de mais subsídios para formulação e melhoria das políticas educacionais, bem como para o desenvolvimento de processos educativos mais inclusivos e equitativos.

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Biografia do Autor

Alexandre André dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestre em geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Experiência em gestão pública, com ênfase em gestão educacional, gestão de pessoas e políticas públicas sociais.

João Luiz Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em política social pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Experiência na área de educação, com ênfase em avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais, e atuação em temas como políticas públicas, avaliação educacional, avaliação de sistemas e desenvolvimento de instrumentos de medida para avaliações educacionais em larga escala.

Rogério Diniz Junqueira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em sociologia das instituições jurídicas e políticas pelas Università Degli Studi di Milano e Macerata (Itália, 1998). Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dedica-se a pesquisas sobre educação escolar, avaliações educacionais e direitos humanos, com ênfase nos temas direito a educação, diversidade, diferença, gênero, sexualidade, deficiência, racismo e cotidiano escolar. Membro do comitê editorial de diversos periódicos científicos.

Publicado
18-11-2017