A série documental PNE em Movimento tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas sobre as metas, estratégias, programas e políticas públicas relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), objetivando maximizar o alcance da sua discussão, bem como atender aos requisitos da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que prevê que o Inep publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas do PNE.

A série publica artigos autorais inéditos, resultantes de estudos e pesquisas que apresentam consistência, rigor metodológico e originalidade na abordagem do tema e contribuem para o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Educação. 

São aceitos para publicação:

1. Relatos de pesquisa original com fontes de dados primários ou secundários. A estrutura típica deste tipo de artigo consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação e que aparecem na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (sumário, interpretação e implicações dos resultados).

2. Sínteses de pesquisa, meta-análises e avaliação crítica de material já publicado. O propósito deste tipo de contribuição é que os autores integrem e avaliem material previamente publicado, considerando o estado do conhecimento e buscando clarificar um problema específico. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) apontem tendências e possíveis encaminhamentos. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas.

3. Trabalhos baseados na literatura para propor avanços teóricos. Espera-se que os autores apresentem o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, proponham uma nova teoria ou analisem uma teoria existente. É fundamental que haja um elemento propositivo no texto.

A série não aceita textos que sejam relatos de experiência ou resenhas, ou que tenham sido enviados concomitantemente a outras publicações e não atendam a princípios éticos de pesquisa.

O público leitor da revista é formado por gestores e técnicos da área de educação, imprensa especializada, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós- graduação, e a sociedade em geral.