A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes

Normas editoriais

O artigo deve trazer referência explícita ao Plano Nacional de Educação, suas metas ou estratégias, no seu título e no seu resumo.

Aceitam-se submissões de artigos elaborados por pesquisadores e especialistas das áreas relacionadas ao PNE.

Os artigos devem ser submetidos no endereço: seriepne.inep.gov.br, junto com declaração de originalidade e termo de cessão definitiva de direitos autorais.

Os artigos podem ser encaminhados em qualquer época, devem ter entre 25 a 45 páginas, 35.000 a 55.000 caracteres (com espaços) e ser redigidos em língua portuguesa.

Os artigos serão avaliados, previamente, pela Editoria Executiva para verificação do atendimento das condições especificadas nas “Normas Gerais para a Apresentação dos Originais”.

Preenchidas essas condições, os artigos serão encaminhados a consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente. Após análise dos consultores ad hoc, o artigo, com os pareceres, segue para avaliação final do Comitê Editorial.

Todo o fluxo de avaliação dos artigos é feita sem identificação de autoria, para garantir imparcialidade do processo.

Normas para submissão de artigos
1. Autoria:

1.1 O número de autores por artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Caso mais pessoas tenham participado da construção do artigo, recomenda-se mencionar em nota de rodapé o grau de colaboração de cada participante da pesquisa, caracterizando-os como estagiários, auxiliares de pesquisa, bolsistas etc.
1.2 Será dada preferência para a publicação de artigos cujos autores não tenham tido seus trabalhos publicados nos últimos dez números da Série.

2. Mídia: os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word, digitados em espaço 1,5, com extensão de 35.000 a 55.000 caracteres, incluindo os espaços. (A extensão do artigo inclui título, resumo e as palavras-chave, em português e em inglês, figuras, tabelas, gráficos e quadros). Os arquivos não devem exceder o tamanho de 2MB.

3. Ilustrações: a série é eletrônica em cores e as ilustrações deverão possuir resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas das fontes e de título que permitam compreender o significado dos dados reunidos. Os quadros, tabelas e gráficos (de preferência em Excel) deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE. As fotografias, desenhos e mapas serão aceitos se em condições de fácil reprodução.

4. Título: o título do artigo deve ser breve (máximo de 200 caracteres com espaço), específico e descritivo, fazendo referência explícita ao PNE, e vir, também, traduzido para o inglês.

5. Resumos: os artigos deverão ter, obrigatoriamente, resumos informativos em português e inglês, com até 1.500 caracteres com espaço.

5.1 Os resumos devem conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais, tais como:

a) Descrição – indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão, estudo de caso);
b) Objetivo – descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado;
c) Metodologia – descreve a abordagem teórica e/ ou metodológica empregada, as principais técnicas utilizadas, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis;
d) Resultados – descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa;
e) Conclusão – descreve as implicações dos resultados, especialmente como se relacionam aos objetivos do trabalho, e pode incluir recomendações, aplicações, sugestões e avaliações.

6. Palavras-chave: os artigos devem apresentar três a cinco palavras-chave referentes ao seu conteúdo, em português e em inglês, escolhidas em vocabulário controlado: Thesaurus Brasileiro de Educação – disponível em www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus.

7. Ineditismo: a série PNE em Movimento segue as diretrizes básicas para a integridade na atividade científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (http://cnpq.br/diretrizes/), segundo as quais o “autor deve sempre dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho” (item 1); “para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações” (item 7).

8. Importante

8.1 A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da editoria da série.
8.2 O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, a fim de manter a homogeneidade e a qualidade da série.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.