• v. 47 n. 105 (1967)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Programação educacional num país em processo inicial de desenvolvimento - Rômulo Almeida
    • Aspectos da reconstrução da universidade latino-americana - Anísio Teixeira
    • Govêrno da universidade - Durmeval Trigueiro
    • Cursos de pós-graduação - Rubens Maciel
    • Faculdade de educação e a renovação do ensino superior - Valnir Chagas
    • Bôlsas-de-estudo e estágios técnicos - Luís Lisanti Filho
    • Antropologia e educação - Sérgio Guerra Duarte

    Documentação 

    • Educação e Cultura na Constituição de 1967
    • Formação do professor primário em nível superior - Heloísa Marinho
    • Educação, cultura e pesquisa na Mensagem Presidencial
    • Inspetores federais de Ensino secundário - Péricles Madureira de Pinho
    • Senai: emprêsa a serviço do bem comum - Carlos Pasquale

    Resenha de Livros: PASQUALE, Carlos — Relatório da Sec. de Educação de S. Paulo, no período de 1-7-66 a 31-1-67 (Jayme Abreu); DIAMOND, Robert — A guide to instruction television (Michel John McCarthy); PIERSON, Donald — Cruz das Almas (Manuel Diégues Júnior).

  • v. 47 n. 106 (1967)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Extensão da Escolaridade — Carlos Corrêa Mascaro
    • Educação complementar: análise da experiência — Durmeval Trigueiro
    • Serão adequados os programas brasileiros de curso primário? — Maria Avany da Gama Rosa
    • A Escola Parque da Bahia — AnísioTeixeira

    Documentação

    • Provas de rendimento escolar no curso primário
    • Destino das crianças que concluíram o primário em 1963 na Guanabara
    • Modêlo para uma classificação de ocupações — Geraldo Targino da Fonseca
    • Reestruturação das Universidades Federais (Decretos-leis n. 53 — de 18-11-1966 e 252 — de 28-2-1967)
    • Bibliografia seletiva sôbre extensão da escolaridade
    • NEIL,A .S. — Talking of Summerhill (Michael John McCarthy) VIET, Jean — Les Sciences de l’Homme en France (Manuel Diégues Júnior) KLOTSCHE, J. Martin — The urban university and the future of our cities (Michael John McCarthy)
  • v. 48 n. 107 (1967)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Problemas Brasileiros de Educação - Jayme Abreu
    • Desigualdades no acesso à Educação de Nível Médio - Aparecida Joly Gouveia
    • A Luta pela Universidade no Brasil - Valnir Chagas
    • Definição geral dos Planos - Jacques Torfs
    • Aspectos da Evolução Histórico-Social e da Educação no Chile - João Roberto Moreira

    In Memoriam: João Roberto Moreira — (Bio-Bibliografia)

    Documentação

    • Exame Psicológico de Candidatas ao Magistério Primário de Maceió - Paulo Rosas
    • Ciência e Humanismo - Maurício Rocha e Silva
    • O Problema dos Excedentes e a Reforma Universitária - Durmeval Trigueiro

    ResenhatleLivros: LAMBERT, Jacques — Os dois Brasis (Péricles Madureira de Pinho); MARINHO, Heloísa—Vida e Educação no Jardim de Infância (Lourenco Filho): NEILL, A.S.— Freedom not License! (Michael John McCarthy)

    Através de Revistas e Jornais: Ensino — a falta técnica (Visão); Ensino Industrial (Jornal da Tarde, S.P.) 

    Atos oficiais:

    • Dec.n. 61.050 de 21/7/67 (Grupo Nacional de Desenvolvimento das Construções Escolares); Dec.n. 61.125 — de 2/8/67 (Conferência Nacional de Educação); Dec.n. 61.132—de 8/9/67 (Utilização das Emissoras de Televisão nos Programas de Alfabetização); Dec.n.61.313 —de 8/9/67 (Rêde Nacional de Alfabetização Funcional e Educação de Adultos); Dec.n.61.314 —de 8/9/67 (Educação Cívica nos Sindicatos e Alfabetização); Port. n.69 — de 13/2/67 — (Regimento da Colted).
  • v. 48 n. 108 (1967)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Expansão do Ensino Superior - Durmeval Trigueiro
    • Matemáticas do Planejamento Educacional - Jacques Torfs
    • Articulação entre o Ensino Primário e Médio no Brasil - Jayme Abreu
    • Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino e a Instrução Programada - Samuel Pfromm Netto
    • Lugar do Professor na Instrução Programada - Lília Sampaio de Sousa Pinto
    • TV-Educativa: Balanço das Realizações e Perspectivas - Gretchen Becker
    • Estrutura dos Institutos de Pesquisas Científicas - J. Leite Lopes

    Documentação  

    • Conferência Internacional sôbre a Crise Mundial da Educação
    • Documentos para a História da Educação Brasileira: Parecer de Rui Barbosa sôbre o Ensino Leigo

    In Memoriam: Garric

    Educação

    • O que se faz pelo Mundo

    Resenha de Livros: SANTOS, Osvaldo de Barros —Oportunidades de Estudo e de Preparação Profissional em São Paulo (Eva Alterman Blay); NASSIF, Ricardo —Pedagogia de nuestro Tiempo: Hechos, Problemas, Orientación (PierreFurter); HEMPEL, CarlG. — Aspects of Scientific Explanation (Leônidas Hegenber)

    Atos oficiais 

    • Lei n.°5.379,de 15-12-67 — Provê sôbre a alfabetização funcional e a educação continuada de adolescentes e adultos; Decreto n.°61.897,de 13-12-67 — Aprova o Plano de Reestruturação da Univ. Fed. de Alagoas; Port. Interministerial n.° 750, de 15-12-67 — Cria comissão especial para apresentar planos de contas das univ. federais; Port. N.°29, de 4-12-67 — (DiretoriadoEns.Agrícola) —Dispõe sôbre os currículos do ensino agrícola de grau médio.
  • v. 49 n. 109 (1968)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Anísio Teixeira - A longa revolução de nosso tempo
    • J. Lauwerys - Bases para a reforma da Universidade Federal da Bahia
    • Nádia Franco da Cunha - Institutos centrais e o colégio universitário da L.D.B.
    • Zenaide Cardoso Schultz - Deficit escolar no ensino primário e suas implicações
    • Jayme Abreu - Ensino médio no Brasil

    Documentação

    • In Memoriam: Joaquim Moreira de Sousa
    • André Malraux - Cultura: autodefesa da coletividade
    • Programa experimental para organização e desenvolvimento de comunidades indígenas

    Resenha de livros

    Paim , Antônio—História das idéias filosóficas no Brasil (Luís Washington Vita); Brameld,Teodore — O poder da Educação (PierreFurter); National Foundation for Education Research—New research in Education (Michael John McCarthy)

    Atos oficiais 

    • Dec. n.º 62.091, de 9/1/68 — Dá nova estrutura à Univ. Fed. do R.G. do Norte; Dec. n.º 62.279, de20/2/68 — Dispõe sôbre a reestruturação da Univ. Fed. do Ceará; Dec. n.º 62.317,de 28/2/68 —Aprova o plano de reestruturação da Univ. Fed. de Minas Gerais; Dec. n.º 62.411,de 15/3/68 — Aprova o Estatuto da Fundação Nacional do Material Escolar; Dec. n.º 62.414, de 15/3/68 — Dispõe sôbre a reestruturação da Univ. Fed. Fluminense; Dec. n.º 62.455, de 22/3/68 — Instituia Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização; Port. n.º 171, de 21/3/68 — Fixa normas para funcionamento da Secretaria Geral do MEC; Port. n.º 149, de 19/3/68 — Fixa normas para o exame de madureza nos estabelecimentos de ensino secundário. 

    Através de Revistas e Jornais

    Educação: bem de consumo ou investimento? — Arlindo Correia; Educação das emoções — Joel Martins; Instrução de ontem ou educação para amanhã — Lauro de Oliveira Lima; Planejamento educacional e desenvolvimento social — Oracy Nogueira; A educação artística e a psicologia da criança — Jean Piaget; Filme na escola — Salviano Cavalcânti de Paiva.

    Resumos

  • v. 49 n. 110 (1968)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Paulo Novais - Um Modêlo Econômico para Planejamento de Educação
    • Valnir Chagas - Continuidade e Terminalidade do Processo de Escolarização
    • M. B. Lourenço Filho - Necessidades Básicas do Pré-escolar nos Países em Desenvolvimento
    • João Eduardo Rodrigues Vilalobos - O Ensino Primário e as Novas Constituições
    • Lúcia Marques Pinheiro e Maria do Carmo Pinheiro - Iniciação à Leitura

    Documentação

    • Michael John McCarthy - A Criação do Ministério da Tecnologia no Reino Unido
    • José Carlos no de Araújo Melchior - Financiamento da Educação Estado de S. Paulo
    • Carlos de Sousa Neves - A Escola Média e um melhor Critério de Promoção

    Resenha de livros

    INEP — Censo Escolar do Brasil — 1964 (Carlos Pasquale); TAYLOR, E. A. — A manual of visual presentation in education and training (Michael John McCarthy); FREITAS, Ivan Gonçalves de — Mão-de-obra industrial na Guanabara (Sérgio Guerra Duarte).

    Através de Revistas e Jornais

    O departamento na Universidade — Henry W. Hoge; O crédito, moeda univerisitária — John M. Hunter; As máquinas de ensinar — Mauro Côrte Real.

    Atos oficiais 

    • Dec. n. 62.484, de 29/3/68 — Aprova o Estatuto da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização; Dec. n. 62.493, de 1/4/68 — Aprova o Plano de Reestruturação da Univ. Fed. de Pernambuco; Dec. n. 62.511, de 9/4/68 — Fixa a nova estrutura da Univ. Fed. Rural do Rio G. do Sul e dá outras providências; Dec. n. 62.883, de 21/6/68 — Aprova o Plano de Reestruturação da Univ. Fed. de Juiz de Fora; Port. n. 111, de 19/2/68 — Dispõe sobre cursos especiais de educação técnica industrial.

    Resumos 

  • v. 50 n. 111 (1968)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Paul Ricoeur - Reforma e Revolução na Universidade
    • Anisio Teixeira - Uma Perspectiva da Educação Superior no Brasil
    • Newton Sucupira - A Reestruturação das Universidades Federais
    • Italo Suassuna - Ensino de Ciências Básicas na Faculdade de Medicina e a Formação Profissional

    Documentação

    • Reforma Universitária: Relatório do Grupo de Trabalho
    • Mesa-Redonda da Unesco: Ensino Superior na Sociedade Contemporânea
    • 2.º Colóquio de Caen sôbre Ensino Superior de Ciência e Pesquisa
    • Contribuições da USP ao Ensino Superior do Brasil

    Resenha de livros: ALEXANDRE, William, WILLIAMS, Emmet I., GOMPTON, Mary, HINES, Vynce A. e PRESCOTT, Dan — The emergent middle school; RICHMOND, Kenneth W. — The teaching revolution; WIENER, Norbert — Cibernética e Sociedade. Tradução de José Paulo Paes. Cultrix, São Paulo, 1968, 190 р.

    Resumos

  • v. 50 n. 112 (1968)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Durmeval Trigueiro - A Universidade e sua Utopia
    • Aparecida Joly Gouveia - Democratização do Ensino Superior
    • Moysés Brejon - A Educação Geral e a Educação Técnica
    • Jacques Houli - Aspectos Atuais do Ensino Médico Americano 

    Documentação

    • Educação na II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
    • Operação-Escola: Subsídios para Reformulação do Ensino Primário Brasileiro
    • A nova lei francesa de orientação do ensino superior

    Educação

    • O que se faz pelo mundo

    Através de Revistas e Jornais: A Universidade; a Ciência, a Pesquisa e a Tecnologia — Athos da Silveira Ramos; Universidade e Desenvolvimento — David Carneiro Jr.; Reestruturação do Ensino Universitário no Brasil — José Fernando Carneiro; Financiamento da Educação Superior — Gustavo de Sá e Silva; Reforma do Ensino Médico — Lauro de Oliveira Lima.

    Atos oficiais 

    • Decreto n. 63.223, de 6-9-1968 — Promulga a convenção relativa à luta contra a discriminação no campo do ensino; Decreto n. 62.997, de 16-7-1968 — Aprova o Plano de Reestruturação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Decreto n. 63.071, de 5-8-1968 — Aprova o Regimento do Colégio Pedro II; Decreto n.º 63.074, de 5-8-1968 — Outorga concessão à Universidade Federal de Goiás, para estabelecer, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, uma estação de radiodifusão de sons e imagens (televisão), para fins educativos; Por- taria n. 605, de 30-8-1968 — Regulamenta o Prêmio "Viriato Correia" de Literatura Infantil. 

    Resumos

  • v. 51 n. 113 (1969)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates:

    • Durmeval Trigueiro - Um novo Mundo, uma nova Educação
    • Acher Deleón - Conceito atual de Educação Permanente e seu Planejamento
    • Main Touraine - Educação Permanente e Sociedade Industrial
    • B. Schwartz - Reflexões sobre o Desenvolvimento da Educação Permanente 

    Documentação : 

    • Educação Permanente na Perspectiva do Desenvolvimento
    • Bibliografia sôbre Educação Permanente e Lazer
    • MEB: Prêmio Reza Palhavi de Alfabetização
    • Reino Unido: Nova Política para Michel John McCarthy a Educação Secundária

    Conselho Federal de Educação:

    Museus didáticos a serviço dos sistemas educativos; Definição dos cursos de professor de Prática Educativa e professor de Cursos Isolados; Sindicalismo como disciplina nas escolas comuns; Constituição de bibliotecas nos processos de autorização e reconhecimento: Ensino de noções de trânsito nas escolas.

    Resenha de livros:

    HARTING, Henri — Pour une education permanente; FURTER, Pierre — Educação e Vida; UNESCO —  Le droit d'être un homme; MCLUHAN, Marshall — Os meios de comunicação como extensões do homem; LEWIS, Oscar — La Vida; TORRES, João Camilo de Oliveira — Lazer & Cultura; ÉBOLI, Maria Terezinha de Melo — Uma escola diferente.

    Através de Revistas e Jornais:

    Perspectiva da educação permanente — Malcolm S. Adiserhiah; Cultura e Lazeres — J. A. Simpson: Tecnologia e Pensamento — Anisio Teixeira; Cultura e Sociedade: perspectivas - Jaime Rodrigues; O Plano Nacional de Cultura — Arthur César Ferreira Reis; Indio lerá nos seus dialetos — Jaime Wilson; Educação e Universidade, o momento da decisão João Paulo dos Reis Velloso. 

    Atos oficiais 

    • Lei n. 5.524, de 5/11/68 — Dispõe sôbre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio: Lei n. 5.531, de 13/11/68 — Institui incentivos fiscais para o desenvolvimento da educação; Lei n. 5.336, de 21/11/68 — Dispõe sobre a censura de obras teatrais e cinematográficas, cria o Conselho Superior de Censura; Lei n. 5.537, de 21/11/68 — Cria o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação e Pesquisa (INDEP); Lei n. 5.539, de 27/11/68 — Modifica dispositivos da lei n. 4.881-A, de 6/12/65, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior; Lei n. 5.540, de 28/11/68 — Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média; Lei n. 5.564, de 21/12/68 — Provê sobre o exercício da função de orientador educacional; Dec. n. 63.340, de 1/10/68 — Dispõe sôbre assistência financeira da União aos Estados, D. F. e Municípios, para O desenvolvimento dos respectivos sistemas de ensino primário e médio: Dec. n. 63.341, de 1/10/68  — Estabelece critérios para expansão do ensino superior; Dec. n. 63.343, de 1/10/68 — Dispõe sobre a instituição de Centros Regionais de Pós-Graduação; Dec, n. 63.492, de 29/10/68 — Aprova o Plano de Reestruturação da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Dec. n. 63.913, de 26/12/68 — Provê sobre o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio: Port. n. 667, de 19/9/68 — Estabelece normas para o ensino agricola de grau médio: Convenlo entre o MEC e o MEB, de 12/11/68 — Dispõe sobre a execução de um programa de alfabetização e Educação de Base, através de escolas radiofônicas.

    Resumos

  • v. 51 n. 114 (1969)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates:

    • Anísio Teixeira - Escolas de Educação
    • Newton Sucupira - Da Faculdade de Filosofia à Faculdade de Educação
    • José de Faria Góis Sobrinho - Sentido e Objeto das Faculdades de Educação
    • Lawrence D. Harkew - Planejamento para a Educação de Professores

    Documentação : 

    • J. Lauwerys - Instalação e Desenvolvimento das Faculdades de Educação no Brasil
    • Parecer do CFE: Graduação em Pedagogia Curriculo Mínimo e Duração
    • Mary C. G. Woortmann - Projeto de Estrutura para a Faculdade de Educação da UFBa
    • Jayme Abreu - O Problema da Assistência Técnica à Educação Nacional pelo MEC

    In memoriam: Rodrigo Melo Franco de Andrade

    Resenha de livros:

    HANSEN, D.A. e GERSTL — On Education-Sociological perspectives; PINHEIRO, Lúcia Marques & PINHEIRO, Maria do Carmo — Prática na formação e aperfeiçoamento do magistério primário; RADICE, Lúcio Lombardo  —  Educação e Revolução; SHIEFELE, Hans — Ensino Programado.  

    Através de Revistas e Jornais:

    Desafio ao Planejamento Educacional — Philip H. Coombs; Sistema Educacional efetivo e bem disseminado — João Paulo dos Reis Veloso; Indústria nacional decidiu realizar integração com universidade — Danilo Uchoa; Excedentes Arnoldo Wald; Uma definição de cultura — Edgar Faure.

    Atos oficiais 

    • Dec.-lei n. 455, de 3.2.69 — Dá nova redação a dispositivos da Lei n. 5.353, de 8.11.67, que dispõe sobre a criação, no MEC, de 9 prêmios literários nacionais: Dec.-lei n. 464, de 11.2.69 — Estabelece normas complementares à Lei n. 5.540, de 28.11.68, que dispõe sôbre organização e financiamento do ensino superior; Dec-lei n. 465, de 11 de fevereiro de 1969 — Estabelece normas complementares à Lei n. 5.539, de 27.11.68, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior; Dec.-lei n. 483, de 3.3.69 — Dispõe sobre a obrigatoriedade de inserção de assuntos de interesse educativo nos jornais de atualidades cinematográficas e estabelece nova classificação para filmes de curta metragem; Dec.-lei n. 503, de 18.3.69 — Aprova o plano de distribuição dos recursos da quota federal do Salário-Educação; Dec. n. 64.055, de 3.2.69 — Prové sobre a criação de Grupo de Trabalho para acompanhar a implantação da Reforma Universitária; Dec. n. 64.058, de 3.2.69 — Institui a Feira Nacional de Ciências; Lec. n. 64.067, de 5 de fevereiro de 1969 Aprova o Plano de Reestruturação da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Dec. número 64.085, de 11.2.69 — Provê sobre a instituição de Comissão Executiva do Programa de Implantação dos Centros Regionais de Pós-graduação; Dec. número 64.086, de 11.2.69 — Dispõe sobre o regime de trabalho e redistribuição do magistério superior federal, aprova programa de incentivo à implantação do regime de tempo integral dedicação exclusiva; Port. n. 15, de 10.1.69 — Dispõe sobre o Curso de Didática do Ensino Agrícola.

    Resumos

  • v. 52 n. 115 (1969)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Uma política para a pesquisa educacional no Brasil

    Estudos e debates:

    • Arlindo Lopes Correia - Pesquisa e planejamento educacional
    • Michael John McCarthy - O Estado e a pesquisa educacional
    • Ralph von Gersdorff - A pesquisa econômica aplicada à educação
    • Robert L. Ebel - Limitações da pesquisa básica em educação
    • Maria Laís Mousinho Guidi e Sérgio Guerra Duarte - Um esquema de caracterização sócio-econômica
    • Josildeth Gomes Consorte - Caracterização sócio-econômica e cultural da criança de favela

    Documentação : 

    • 4.ª Conferência Nacional de Educação: registro analítico e recomendações
    • Pesquisa INEP: Formação do professor primario no Brasil
    • organização da pesquisa pedagógica (Rec. n. 60 da 29.ª Conf. Int. de Instrução Pública)
    • Pedro de Figueiredo Ferreira - Como a criança aprende
    • Maria Helena Novaes - influência da organização percepto-motora na aprendizagem

    In memoriam: Harold Benjamim (Biobibliografia)

    Resenha de livros:

    GOOD, Caster — Introduction to education research; EDDING, Friedrich — Méthodes d'analyses des dépenses d'enseignement; SIGEL, Irving E. — Logical thinking in children; NOGUEIRA, Oracy  — Pesquisa social — introdução às suas técnicas; SELLTIZ, C. — Métodos de pesquisa nas relações sociais; BREJON, Moysés — Recursos humanos, ensino técnico e desenvolvimento.

    Através de Revistas e Jornais:

    Pesquisa e elaboração de uma politica da educação — Torsten Husen: Fator humano na politica educacional  — Joel Martins: Evasão de cérebros — Napoleão Sabóía; Políticas educacionais européias — J. A. Lauwerys; Fundamentos para uma política educacional brasileira Luís Nascimento Silva.

    Atos oficiais 

    • Dec.-lei n. 816, de 9/6/69 — Autoriza o Poder Executivo a instituir o Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a formação profissional; Decreto n. 64.824, de 15/7/69 — Aprova o plano de reestruturação da Univ. Fed. de S. Catarina; Dec. n. 64.900, de 29/7/69 — Aprova o estatuto da Univ. Fed. da Bahia: Decreto n. 64.902, de 29/7/69 — Aprova o Regimento do Cons. Fed. de Educação.

    Resumos

  • v. 52 n. 116 (1969)

    SUMÁRIO

    Editorial

    Estudos e debates

    • Taunay Coelho dos Reis - Contribuição para o planejamento da TVE no Brasil
    • José Teixeira de Assunção - Pedagogia e produção para a TVE
    • Judith Brito de Paiva e Sousa - Preparação de professôres para a TV Educativa
    • Paulo Dias de Sousa - Intercâmbio e cooperação numa política para a TVE no Brasil
    • Georges Friedmann - Televisão e democracia cultural
    • Myriam Brindeiro de Moraes Vasconcelos - Pesquisa e avaliação na TVE
    • Wilbur Schramm - A Televisão como veículo de aprendizagem
    • Michael John McCarthy - TV como instrumento de cultura e educação em cidades do Reino Unido

    Documentação

    • Educação e cultura na Emenda Constitucional
    • Jarbas Passarinho - Uma política de ciência e tecnologia para uma sociedade humanizada
    • Informe ao 3.º Congresso Internacional de Radiodifusão educativa
    • Projeto Saci: educação via satélite
    • Atividades da TV2 Cultura de São Paulo
    • Robert L. Hilliard - Expectativas para a radiodifusão educativa
    • Destaque bibliográfico: Educational Television, the next ten years
    • Bibliografia sôbre TV educativa
    • Legislação sobre TVE

    Através de Revistas e Jornais

    A aventura técnica e seu horizonte interplanetário — Paul Ricoeur; Fatôres psicológicos dos fenómenos de comunicação em massa — Samuel Pfromm Neto; Pedagogia e produção dos programas da RTV educativa — Alfredina de Paiva e Sousa; Avaliação da TV didática Boscoe C. Brown Jr.; A liberdade e o computador — Luís G. Nascimento Silva; Satélites para fins educacionais.

    Resumos

  • v. 53 n. 117 (1970)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Desenvolvimento democrático pela escola primária

    Estudos e debates

    • JOSÉ PASTORE — Teorias de desenvolvimento econômico que enfatizam a socialização da criança
    • ELISA DIAS VELOSO — Simbolismo e fantasia na criança
    • MARIA ISAURA PEREIRA DE QUEIROZ — Infância e adolescência nas favelas brasileiras
    • LÚCIA MARQUES PINHEIRO — Formação do magistério
    • NISE PIRES — Educação fundamental

    Documentação

    • Educação e cultura na mensagem presidencial
    • Reestruturação do Ministério da Educação e Cultura
    • Pesquisa do CBPE: Cursos preparatórios de admissão ao ginásio na Guanabara
    • HELOISA MARINHO — Preparação do professor primário especializado em nível universitário
    • Educação moral e cívica no currículo escolar (programas)

    Resenha de livros: NEIL, A.S. — The last man alive; LIMA, Lauro de Oliveira — Conflitos no lar e na escola; SALEM, Nazira — História da literatura infantil; TEΙΧΕΙRA, Anísio S. — Pequena introdução à Filosofia da Educação; POIGNANT, Raymond —  L'enseignement dans les pays du Marché Commum; SCHMIDT, Maria Junqueira — Educação pela recreação;

    Através de revistas e jornais: Escola integrada em S. Paulo; Formação e responsabilidade profissional do psicólogo escolar — Maria Helena Novaes; Analfabetismo pode acabar na década de 70 — João Paulo dos Reis Velloso; A politica da educação do Estado de São Paulo — Rodolpho Pereira Lima; Problemática educacional numa projeção decenal — Arlindo Lopes Corrêa; O valor das máquinas de ensinar — Samuel Pfromm Neto.

    Legislação

    • Utilização da parcela correspondente à educação nas quotas do Fundo de Participação dos Estados, DF, Territórios e Municipios; programa de participação do estudante em trabalhos de magistério; Estatuto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

    Resumos

  • v. 53 n. 118 (1970)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Criatividade na reestruturação do sistema universitário

    Estudos e debates

    • Nádia Franco da Cunha — A crise da educação escolar e as tarefas da universidade
    • Ernesto Luís de Oliveira Júnior — A mudança da estrutura social e a universidade
    • L. F. Macedo Costa — Tendência das universidades na América
    • Valnir Chagas — A seleção e o vestibular na reforma universitária
    • Frederico Amorim — Graduação em economia: estudo do currículo
    • Paulo de Almeida Campos — Faculdade de educação na atual estrutura universitária brasileira

    Documentação

    • Os setenta anos de Anísio Teixeira
    • Subdesenvolvimento e saber superior na América Latina — Centro Latino Americano de Pesq. em Ciências Sociais
    • Reforma universitária na USP: parecer do C.E.E. de S.Paulo
    • Os alemães no Sul do Brasil: do isolamento à integração com a nacionalização do ensino — Richard O. Dalbey
    • Sistema educacional da Nova Zelândia: organização e características — Michael John McCarthy

    Resenha de livros

    • UNESCO — L’éducation dans le monde — IV: L’enseignement supérieur; Research in education; PETERSON, A. D. C . — The future of education

    Legislação

    • Regime de trabalho e retribuição do pessoal docente no ensino superior federal; estágios para estudantes no ensino superior; processamento de bolsas de estudo no ensino médio; substituição de livros didáticos nas escolas; regimento geral da Univ. Fed. do Rio de Janeiro

    Resumos

  • v. 54 n. 119 (1970)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Consideração sôbre uma política nacional de investimento em educação

    Estudos e debates

    • Política brasileira de financiamento da educação — Carlos Pasquale
    • Despesas de educação e análise de custos — Raymond Poignant
    • O problema dos custos em educação - estudo de caso — Cláudio Moura Castro
    • Sistemas de ensino no Brasil, com o instrumento de discriminação económica e estratificação social — Nádia Franco da Cunha
    • O problema das anuidades escolares — Edília Coelho Garcia
    • Análise sensitiva da perspectiva financeira educacional para 1980 — Carlos Frederico Maciel

    Documentação

    • Homenagem a Lourenço Filho
    • Bibliografia sôbre economia da educação
    • Destaque bibliográfico: Blaug,Mark — Economics of education e A selected annotated bibliography
    • Despesa federal realizada com educação e cultura em 1969 — Hindenburg da Silva Pires Condições sócio-econômicas dos professores primários brasileiros — Pesquisa do INEP
    • Salário-Educação e financiamento da educação primária — Fábio Veloso
    • Gastos com educação no Brasil, em 1966 — Jacques Torfs

    Através de revistas e jornais

    • Ano internacional de educação — Malcom S. Adiseshiah; Escola, a fábrica que a economia ignorava — Evaldo Dantas Ferreira; Anuidades no ensino universitário — Raymundo Moniz de Aragão; O pensamento precursor de McLuhan — Anísio Teixeira; A anatomia da atenção — Wilbur Schramm

    Legislação

    • Programa de integração social; Organização administrativado MEC; Retribuição dos regimes de tempo integral e dedicação exclusiva dos cargos de direção do ensino superior federal; Bolsas de estudo em nível superior

    Resumos

  • v. 54 n. 120 (1970)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Educar para a Civilização do Trabalho

    Estudos e debates

    • Produtividade dos sistemas de ensino em geral e no Brasil — Jayme Abreu
    • Ensino técnico de nível médio: aspectos de sua programação — João Paulo dos Reis Velloso
    • Papel da cultura geral na formação técnico-especializada — Nádia Franco da Cunha e Jayme Abreu
    • Preparação de mão-de-obra para a Indústria — Italo Bologna
    • Educação e profissionalização na área rural do Nordeste — Tarcizio Quirino
    • O ensino agrícola e o desenvolvimento integrado do País — Wolga Peçanha e Aracy Bezerra Duarte
    • Perspectivas do ensino técnico comercial — Cora Bastos do de Freitas Rachid

    Documentação

    • Bibilografia sôbre o ensino técnico
    • Formação de professôres de disciplinas específicas do ensino técnico
    • Plano de formação de professores para as disciplinas específicas do ensino técnico industrial

    Resenha de livros

    • PEREIRA, Luís — Ensaios de Sociologia do desenvolvimento; E.U.A. / OFFICE OF EDUCATION — Vocational & Techinical Education — annual Report, Report fiscal; VIANA, Agnelo Corrêa — Educação Técnica; LIMA, Maria Helena Albuquerque e CRUZ, Solange Barandier Nogueira da — G.O.T. — Uma Nova Concepção do ensino médio; INSTITUTO ROBERT SIMONSEN — Profissões e Cursos de formação existentes no Brasil — nível médio e superior 

    Através de revistas e jornais

    • Educação Politécnica nos E.U.A. e na URSS — ANN R. ORYLAND; Educação técnica e educação humanística: falso dilemab — AUGUSTO SALAZAR DONDY; Tecnologia como fator de desenvolvimento  — DAVID CARNEIRO JÚNIOR; O mêdo — GENERICE ALBERTINA VIEIRA

    Legislação

    • Regulamento da Diretoria de Pesquisa e Ensino Técnico do Exército; Programa intensivo de pós-graduação nas áreas ligadas ao desenvolvimento tecnológico do País; Programa de implantação progressiva do regime de tempo integral e dedicação exclusiva para a pesquisa na Administração Federal; Formação de professôres de disciplinas do ensino técnico industrial

    Resumos

  • v. 55 n. 121 (1971)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Ação e perspectivas do INEP

    Estudos e debates

    • Cultura e Tecnologia - Anísio Teixeira
    • Natureza do Segundo Ciclo do Ensino Médio — Jayme Abreu
    • Financiamento das Despesas Educacionais — Raymond Poignant
    • TV-Educativa, suas intenções e seu público — Tarcízio Quirino
    • As Secretarias Estaduais de Educação e a TV — Taunay Drummond e Coelho Reis
    • Formação de teleducadores em nível superior — Judith Brito de Paiva e Souza

    Documentação

    • Homenagem a Anisia Teixeira, cronologia e bibliografia
    • Destaque Bibliográfico: TEIXEIRA, Anísio — Educação no Brasil
    • Depoimentos sôbre Anísio Teixeira
    • Educação e Cultura na Mensagem Presidencial de 1971.
    • Um Estudo de Predição do Comportamento Acadêmico — Carmen Lúcia de Melo Barroso
    • I Encontro Nacional de Educação Artística
    • Teleducação e telecomunicações

    Resumos

  • v. 55 n. 122 (1971)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Educação como processo centífico e técnico

    Estudos e debates

    • Educar para o equilíbrio da sociedade — Anísio Teixeira
    • Organismos centrais de planificação e o processo de elaboração do plano econômico e social — Raymond Poignant
    • A pesquisa educacional no Brasil — Aparecida Joly Gouveia
    • Por que tanta repetência na primeira série? — Lúcia Marques Pinheiro
    • A estatística no planejamento educacional — Walter Augusto do Nascimento

    Documentação

    • Despesa pública realizada em educação e cultura — Hindenburg da Silva Pires
    • Orientação dos trabalhos de estatísticas educacionais visando à planificação — Isabelle Deblé
    • Conceitos e vocabulário no ensino de História do Brasil na escola primária — Pesquisa do INEP
    • A experiência maranhense de TV Educativa

    Através de revistas e jornais

    • Uma política de recursos humanos para o Brasil — Arlindo Lopes Correia; Investimento educacional em São Paulo — Samuel Levy; Pesquisa tecnológica e formação de pessoal —David Carneiro Júnior; Evasão da escola e desenvolvimento — João Paulo dos Santos; A adequação ensino-ocupação — Enrique Contreras S.

    Livros em revista

    • BRASLAVSKY, Berta P. de — Problemas do ensino da leitura; KURY, Adriano da Gama — Meu Livro de Português; LEWIN, Kurt — Problemas de Dinâmica de Grupo; MEDEIROS, Maria Borges — O papel e a formação dos professores; PIAGET, Jean — Psicologia e Pedagogia; CAMPOS, M. A. Pourchet — Aprender a Aprender; TAYLOR, William ed — Toward a policy for the education of teachers; POLLIAS, Earl C. e YOUNG, James D. — A arte do magistério.

    Legislação

    • Educação Morale Cívica como disciplina obrigatória nas escolas; Instituto Brasileiro de Informática; Aplicaçao dos Recursos da Loteria Esportiva; Recursos do salário-educação para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Crédito externo para financiamento parcial de Programa de Expansão do Ensino Fundamental e Médio; Comissão Nacional de Vestibular Unificado; Fundos especiais e renda dos órgãos autónomos; Coedição de livros entre o Instituto Nacional do Livro e editoras nacionais.

    Resumos

  • v. 56 n. 123 (1971)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • O desafio da Reforma do Ensino de 1.° e 2.° graus

    Estudos e debates

    • Objetivos da educação fundamental — Nise Pires
    • Implantação do ensino de 1° grau — Eurides Brito da Silva
    • A democratização do ensino médio e a reforma — Nádia Franco da Cunha
    • Reforma das Secretarias Estaduais de Educação e Cultura: dificuldades e caminhos — Michel Debrun
    • Aplicabilidade de formas de tecnologia educacional no Brasil — Arlindo Lopes Corrêia
    • Determinação dos objetivos quantitativos do plano educacional — Raymond Poignant

    Documentação

    • Ensino de 1.°e 2.° graus: Lei 5.692, de 11-8-71
    • Relatório do grupo de trabalho para a Reforma do Ensino de 1.° e 2.° graus
    • O ensino da disciplina "Estrutura e funcionamento do ensino de 2° grau" nas Faculdades de Educação — A. Pithon Pinto

    Livros em revista

    • BRUNER, S. Jerome — Toward a theory of instruction; FERREIRA, Pedro de Figueiredo — Fatôres emocionais na aprendizagem; LATERZA, Moacyr e RIOS, Teresinha Azeredo — Filosofia da educação: fundamentos; HOME, Lloyde — How to use contingence contracting in classroom.

    Através de revistas e jornais

    • A meta do ensino integrado — M .A. POURCHET CAMPOS; Novas técnicas para promover a educação — LEÔNIDAS HEGENBERG; De Rousseau a Piaget, tudo o que é a criança — LAURO DE OLIVEIRA LIMA; Banco Nacional de Educação — J. BRITO ALVES; Dinâmica de grupo e educação — João Eduardo Vilialobos

    Legislação

    • Lei orgânica do magistério do Exército; normas para o concurso vestibular aos cursos superiores —regulamentação

    Resumos

  • v. 56 n. 124 (1971)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Habilitação profissional do magistério e o ensino fundamental

    Estudos e debates

    • Objetivos qualitativos doplanoeducacional - Raymond Poignant
    • Educação: suas fases e seus problemas - Anísio Teixeira
    • Educação de laboratório: uma perspectiva inovadora - Feia Moscovici
    • Condições emocionais para o exercício do magistério - Maria Helena Novais Mira
    • Sôbre a conveniência e a validade da seleção psicológica de candidatos ao magistério - Paulo Rosas
    • Introdução ao estudo do desenvolvimento emocional da criança - Pedro de Figueire do Ferreira
    • É possível uma didática não diretiva? - Miguel de la Puente

    Documentação

    • Psicologia no trabalho do professor primário - Pesquisa do INEP Como a criança aprende a ler brincando - Heloísa Marinho Implantação da rede escolar primária no projeto de assentamento de Iguatemi - Maria Pelegrini

    Através de revistas e jornais

    • Importância do auto conhecimento no processo educativo — Richard M. Jones; Possibilidade de uma didática não diretiva: Teoria de Rogers e didática — Lydinéia Gasmann; Educação profissional — Solon Borges dos Reis; Agressividade — Generice Albertina Vieira; Mão-de-obra especializada na indústria — José Pastore

    Livros em revista

    • ROGERS,Cari R.— Tornar-se pessoa; RIBBLE, Margaret A.— Os direitos da criança; LINDGREN, Henry Clay — A saúde mental na educação; MOSCOVICI, Feia — Laboratório de sensibilidade

    Legislação

    • Proteção materno-infantil; educação física no ensino de todos os graus

    Resumos

  • v. 57 n. 125 (1972)

    SUMÁRIO

    Editorial

    • Elaboração de currículos em bases científicas, a serviço dos ideais humanos

    Estudos e debates

    • Bases para a reformulação de currículos e programas do ensino fundamental - Lúcia Marques Pinheiro
    • Núcleo comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus - Valnir Chagas
    • O currículo e a implantação da reforma - Maria Graziela Peregrino
    • A implantação da nova lei - Maria Terezinha Tourinho Saraiva
    • Centro interescolar e ensino por objetivos - Agnelo Corrêa Viana
    • Habilitações profissionais da área terciária - Cora Bastos de Freit_as Rachid

    Documentação

    • Recomendações da reunião conjunta dos Conselhos de Educação
    • Qualificação para o trabalho no ensino de 2.0 grau - José Vasconcelos
    • Catálogo das habilitações mlnimas de 2º grau
    • Bibliografia sobre currículos e programas
    • Reforma ortográfica de 1971

    Livros em revista

    • ROGERS, Carl R.  - Liberdade para aprender; MEDEIROS, Ethel Bauzer - As provas objetivas - técnicas de construção; WARWICK, David - Team teaching; OCDE - La réforme des programmes scolaires et le développement de l'éducation; HOZ, Victor Garcia - Educación personalizada

    Legislação

    • Programa "bolsa de trabalho" ; programa de expansão e melhoria do ensino; programa nacional de teleducação; bolsas de estudo para alunos carentes de recursos no ensino funda-mental e superior; duração mínima de cursos superiores de graduação; elaboração de relatórios sobre concursos vestibulares

    Resumos

  • v. 57 n. 126 (1972)

    Sumário

    Editorial

    • Valorizar o homem, atendendo à criança em suas necessidades básicas

    Estudos e debates

    • Elza Nascimento Alves — Capacitação do ser humano para obter rendimento intelectual superior
    • Ana Maria Poppovic — Atitudes e cognição do marginalizado cultural
    • Wilson de Lyra Chebabi — A criança carenciada do ponto de vista emocional
    • Maria Luíza Teixeira de Assunção — A carência afetiva na evolução da personalidade
    • Anita Carneiro Ribeiro — A criança emocionalmente carenciada e sua família
    • Abigail Muniz Caraciki — Orientação preventiva para os distúrbios da palavra

    Documentação

    • Bibliografia sobre educação de grupos especiais
    • Susan Izaacs — Os dez mandamentos de pais e mestres
    • Neide White Mendes da Silva — Diretrizes para o dimensionamento da problemática do menor no Brasil
    • Mary Jucá dos Santos — Alfabetização do disléxico
    • Educação e cultura na mensagem presidencial de 1972
    • A mestra Helena Antipoff
    • Maria Terezinha Tourinho Saraiva — Habilitação específica de 2º grau para o exercício do magistério em 1º grau

    Livros em revista

    • KLEIN, Melanie & alii — A educação de crianças à luz da investigação psicanalítica; MANNHEIN, Karl & STEWART, W. A. C. — Introdução à Sociologia da Educação; FOULKES, S. H. & ANTHONY, E. J. — Psicoterapia de grupo; FORDHAM, Michael — Children as individuals

    Através de revistas e jornais

    • Psicologia dinâmica e educação — Jorge Ortiz; Team teaching — David Warwick; Treinamento tem novos caminhos — Samuel Pfromm Netto

    Resumos

  • v. 58 n. 127 (1972)

    Sumário

    Editorial

    • Educação especial, campo para a investigação pedagógica

    Estudos e debates

    • Generice Albertina Vieira — Problemas da Educação do Excepcional no Brasil
    • Aidyl Macedo de Queiroz — Um Programa de Ação Integrada no Campo da Deficiência Mental
    • Rosita Adler Foguel — Caracterização do Excepcional
    • Marialva Feijó Frazão e outros — Aspectos Etiológicos de Problemas da Infância
    • Elisa Dias Velloso — O Psicodiagnóstico da Criança Excepcional — Comunicação dos Resultados
    • Glória Soares Ikuta — Aspectos do Tratamento, Desenvolvimento e Integração do Deficiente Mental
    • João Bosco Calabria de Oliveira — A Dinâmica Sociofamiliar e o Deficiente Mental
    • Lília Pinto Martins — A Psicometria na Paralisia Cerebral
    • Paulo César Muniz — Aspectos Neuropsiquiátricos do Atendimento Escolar na Paralisia Cerebral
    • Maria da Trindade — Ensino para Deficientes — da Audiocomunicação a Rumos Atuais
    • Raimundo Ribeiro Fontes Lima — Diagnóstico e Tratamento Visual do Excepcional

    Documentação

    • Declaração dos Direitos das Pessoas Mentalmente Retardadas
    • Parecer do C.F.E.: Educação de Excepcionais
    • Yesis Ilcia y Amoedo Passarinho — A Educação do Excepcional em Face da lei 5.692
    • Currículos para Especialização de Professores de Excepcionais do Estado de S. Paulo
    • Maria Therezinha de Carvalho Machado — Atendimento às Crianças Especiais pelo Sistema de Ensino Público da Guanabara

    Livros em revista

    •  Aspectos psicológicos na disfunção cerebral mínima — Nilza Taruce; Helena Anipoff —Impressões e lembranças de uma aluna —Elisa Dias Velloso; Expectativas sexuais do retardado mental —Edward S. Sandtner; Sistemas e currículos para alunos excepcionais nas escolas especializadas e em classes especiais nas escolas comuns —M. O. A. Durajaiye; O enfoque criança surda — Armando Paiva de Lacerda.

    Através de revistas e jornais

    • MANNONI, Maud — A criança, sua “doença” e os outros; DELACATO, Carl H. —O diagnóstico etratamento dos problemas de fala e leitura; COMITÊ sobre a Adolescência (Grupos para o adiantamento da Psiquiatria) — Dinâmica da Adolescência

    Resumos

  • v. 58 n. 128 (1972)

    Sumário

    Editorial

    • A pós-graduação na perspectiva do desenvolvimento

    Estudos e debates

    • Newton Sucupira - Ensino Superior: Expansão, Reforma e Pós-Graduação
    • Paulo de Góes - Aspectos Administrativos da Educação Pós-Graduada no Brasil 
    • Maria Aparecida Pourchet Campos - Política de Pós-Graduação no Brasil
    • Carlos Chagas Filho - Atualidade e Perspectivas da Pós-Graduação 
    • Durmeval Trigueiro Mendes - Pesquisa e Ensino no Mestrado de Educação
    • Jorge Graciarema - Pós-Graduação em Ciencias Sociais na América Latina
    • Antônio Paes de Carvalho - Realidade e Objetivos na Pesquisa e na Pós-Graduação na UFRJ
    • Alberto Coimbra - Pós-Graduação de Engenharia na UFRJ
    • Antônio Moreira Couceiro - A Pós-Graduação nas Ciências Biológicas
    • Afrânio Coutinho - Pós-Graduação em Letras
    • Joaquim Faria Góes Filho - Treinamente do Pessoal Brasileiro no Exterior 

    Documentação

    • Reestruturação do INEP
    • Normas para o credenciamento dos Cursos de Pós-Graduação
    • Pós-Graduação: Jurisprudência e Legislação
    • Informe do 1.° Simpósio de Política Nacional de Pós-Graduação
    • Sônia Franco da Cunha - Pós-Graduação em Ciências Exatas na França e no Brasil
    • Bernardo C. Kamergorodski - Pós-Graduação nos Estados Unidos — Relato de uma experiência
    • Celso Barroso Leite - A Pós-Graduação e o Papel da CAPES
    • Aparecida Joly Gouveia - O Emprego Público e o Diploma de Curso Superio 

    Através de revistas e jornais

    • Objetivos e Estrutura de um Curso de Pós-Graduação para Pesquisadores Educacionais — Joel Martins; A Pós-Graduação no Brasil — Luiz Bravo: Sistema de Crédito e Matrícula por Disciplina —Raymudo Moniz de Aragão

    Bibliografia e índice dos números de 1972

     

    Resumos

  • v. 59 n. 130 (1973)

    SUMÁRIO

    EDITORIAL

    • Por uma educação criadora

    ESTUDOS E DEBATES

    • Aloísio Magalhães — INEP: Programação Visual
    • Durmeval Trigueiro Mendes — Realidade, experiência, criação
    • Nise Silveira — A concepção educacional de Herbert Read
    • Augusto Rodrigues — Uma experiência criadora na educação brasileira
    • Maria Helena Novaes Mira — Análise do comportamento criativo
    • Thomas Hudson — Tecnologia criativa
    • Anna Mae Tavares Bastos Barbosa — O papel do artista no ensino da arte nos Estados Unidos

    DOCUMENTAÇÃO

    • Arte/Educação: levantamento bibliográfico
    • Relatório Plowden: atividades artísticas na Escola Primária Inglesa
    • Alfabetização e expressão criadora na Escola Joaquim Manuel de Macedo

    LIVROS E REVISTAS

    • Herbert Read — The forms of things unknown - essay towards a esthetic philosophy
    • Herbert Read — As origens da forma na arte
    • Jolande Jacobi — Do reino das imagens da alma: caminhos e atalhos para o self
    • Viktor Lowenfeld — Desarrollo de Ia capacidad criadora

    RESUMOS

    • C.VA. Carmem Vargas de Andrade
    • J.M.B. Jader de Medeiros Britto
    • J.C.M. José Cruz Medeiros
    • S.E.F. Susan L'Engle de Figueiredo  
  • v. 61 n. 140 (1976)

    SUMÁRIO

    ESTUDOS E DEBATES

    • Ana Bernardes da Silveira Rocha - Educação 'pré-escolar e universalização do ensino de 1.º grau
    • Aidyl M. de Queiroz Juan Pérez Ramos - Ação preventiva na educação pré-escolar
    • Ruth Fridman - Comunicação afetivo-sonora e o desenvolvimento da linguagem
    • Coriolano Caldas, Silveira da Mota, Denise Grein dos Santos - Curriculo pré-escolar uma tentativa de abordagem
    • Bertoldo Kruse, Grande de Arruda - O INAN em face do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição

    DOCUMENTAÇÃO

    • Bibliografia sobre educação pré-escolar
    • Pedro de Figueiredo Ferreira - A comunicação na criança
    • Pierre Faure, S. J. - Evolução pedagógica da escola maternal
    • Manuel Pallarés - Conduta social e adaptação na idade pré-escolar
    • Conselho Central de Orientação Educacional da Inglaterra - A criança: seu crescimento e evolução
    • Conselho Federal de Educação - Habilitação a nivel de 2.º grau para o magistério do 'pré-escolar Relatório Assistência médica, a novidade de no pré-escolar
    • Carlos Drummond de Andrade - A educação do ser poético

    LIVROS EM REVISTA

    • PATTO, Maria Helena Souza - Privação cultural e educação pré-primária
    • CENESP - Estimulação precoce
    • WINNICOTT, D. W. - O brincar & a realidade
    • FRAIBERG, Selma H. - Os anos mágicos

    RESUMOS

    • Laura Maria da Silva Maia - L.M.S.M.
    • Maria Helena Rapp - M.H.R.
    • Regina Helena Tavares - R.H.T.





       

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