As tiras picantes do pacote de cinco parentes da entrada da escola eram o amor de muitos estudantes e os olhos dos pais.Afinal, por um longo tempo, as tiras picantes são sinônimos de "junk food".
Fundada em 2001, Wei Long (09985.HK) aproveitou a oportunidade por trás desse ponto de dor -por criar uma imagem de marca limpa e alta -gradualmente apreendeu o mercado picante doméstico.
À medida que o negócio de bares quentes está ficando cada vez maior, Wei Long também foi procurado pelo capital.O Red Star Capital Bureau notou que, em maio de 2021, a avaliação de Wei por Wei Long, que acabara de concluir a rodada de financiamento antes da IPO, era de cerca de 60 bilhões de yuan, o que pode ser descrito como ilimitado no primeiro nível mercado.
Mas o "descida" após o "pico" também veio rapidamente.Em 15 de dezembro de 2022, Wei Long pousou na Bolsa de Valores de Hong Kong.Até o fechamento de 31 de janeiro, Weilong fechou a HK $ 11,62/ação, com o valor mais recente de mercado de HK $ 27,32 bilhões (cerca de RMB 23,553 bilhões).
Por trás da avaliação, a controvérsia em torno da "primeira parcela de tiras picantes" também se segue, como diminuir a taxa de crescimento dos principais negócios, recursos fracos anti -risco para produtos únicos, limites baixos da indústria e assim por diante. skeleton flames
Leitura de capital
A estrada da listagem de Wei Long é acidentada
A Wei Long enviou um pedido de listagem três vezes, mas foi quebrado no primeiro dia de listagem.Durante o período, a Wei Long também fez grandes ações para investidores institucionais.
Olhando para a lista de Wei Long, é muito acidentado.
No início de maio de 2021, Wei completou a rodada pré-IPO de financiamento e introduziu capital externo pela primeira vez; skeleton flames
Em 12 de maio de 2021, a Wei Long enviou um prospecto à Bolsa de Valores de Hong Kong pela primeira vez.No entanto, Wei esperou há 6 meses até que o prospecto estivesse prestes a falhar e não esperou a bolsa de Valores de Hong Kong ouvir.
No dia anterior aos materiais de listagem, a Wei Long enviou o pedido pela segunda vez e passou na audiência listada em 14 de novembro de 2021.No entanto, devido ao mau ambiente de mercado, Wei Long escolheu adiar o lançamento.
Em abril de 2022, investidores como Gao Yan, Sequoia, Tencent, CPE Yuanfeng, etc. pediram a Wei Long que fizesse grandes ações para ações.A Wei Long vendeu 157,6 bilhões de ações ordinárias a investidores a um preço de US $ 0,001 por ação e transferiu as ações para os investidores iniciais quase gratuitamente.A medida também reduziu bastante os lucros da empresa, resultando em mais de 2 bilhões de perdas no primeiro semestre de 2022.
Após essa compensação, a avaliação de Wei Long caiu para US $ 5,084 bilhões e calculada aproximadamente para 35 bilhões de yuan, em comparação com a avaliação anterior de cerca de 60 bilhões de yuan, estava perto do corte.E este é apenas o começo do "Dream Broken" da Wei Long Capital.
Em 27 de junho de 2022, Wei Long entregou a mesa à Bolsa de Valores de Hong Kong pela terceira vez e a ouviu na Bolsa de Hong Kong no dia seguinte.
Em 5 de dezembro de 2022, a Wei Long anunciou que o preço da oferta estava entre HK $ 10,4 e HK $ 11,4 por ação.Posteriormente, em 14 de dezembro de 2022, a Wei Long anunciou que o preço da oferta estava determinado a ser HK $ 10,56 por ação.Em outras palavras, Wei Long é quase emitido pelo preço a seguir, o que significa que a instituição não dá a Wei um prêmio muito alto.
Em 15 de dezembro de 2022, Wei Long pousou oficialmente na Bolsa de Valores de Hong Kong, mas foi quebrado no primeiro dia.
Em seguida, o preço das ações caiu por mais dois dias consecutivos.
Por trás da avaliação de Wei Long, por um lado, a capital inicial é realmente "superaquecida". não é suficiente para satisfazer o mercado.
O mais recente prospecto mostra que, de 2019 a 2021, as taxas de crescimento de receita da Wei Long ano a ano foram 23%, 21,71%e 16,5%. ;Isso mostra que a capacidade de Wei Long de ganhar dinheiro enfraqueceu. skeleton flames
Paradoxo alto
"Até Wei Long não pode pagar"
As tiras picantes são uma indústria com limites baixos, que restringiu o espaço de levantamento alto e de levantamento de preços de Wei Long.
Wei Long tem criado ativamente sua imagem "alta".
Até certo ponto, essa é de fato uma força motriz importante para Wei Long se destacar no mercado, mas a "força excessiva" também pode batendo a imagem da marca de empresas no coração dos usuários. skeleton flames
As informações públicas mostram que a Wei Long aumentou o preço dos produtos corporativos em abril de 2022 e maio de 2022, respectivamente. 30. %, a margem de lucro dos canais aumentou em geral após o aumento do preço.Em julho de 2022, os canais de circulação e KA (principais canais de clientes) concluíram a transmissão de preços.
De acordo com dados do Everbright Securities Research Institute, pegando um pacote de uma versão de capa dura de 106g da grande barra picante como exemplo, o preço antes do aumento do preço é de 4 yuan/pacote, e o preço após o preço será de 5 yuan/pacote ;
Ao mesmo tempo, os tópicos como o aumento de preços de Wei Long também apareceram na busca quente do Weibo, o que causou uma discussão generalizada entre os internautas.Muitos internautas disseram: "Até Wei Long não pode pagar".
A emoção "insatisfação" no nível do consumidor também se reflete no relatório financeiro de Wei Long na primeira metade de 2022.
Primeiro de tudo, da perspectiva das vendas, o prospecto mostra que, no primeiro semestre de 2022, as vendas dos produtos de tempero das tiras picantes foram de 13081,2 toneladas a menos do que o mesmo período do ano passado, e as vendas diminuíram atingindo 13,82%.
Este também é os primeiros cinco anos de tempero, representado pelo produto sazonal representado por Weilong, o volume de vendas caiu pela primeira vez; e 19,71%, respectivamente.
Em segundo lugar, da perspectiva da renda, o prospecto mostra que, no primeiro semestre de 2022, a receita de Wei Long diminuiu 1,8%no ano em ano. Ano -o -ano diminuição de 4,3%.
Isso reflete até certo ponto que os consumidores não são indispensáveis na escolha de barras picantes.
De acordo com os dados da Stegana, de acordo com as vendas de varejo de 2021, a Wei Long, como a maior empresa de alimentos de lazer picante da China, representou 6,2%de sua participação de mercado.Em outras palavras, mesmo o primeiro Wei Long na indústria, o direito do mercado de falar não é tão alto.
Ao mesmo tempo, as tiras picantes são uma indústria de limiar muito baixa.
Por outro lado, na estrada de "alto -END", como três esquilos e bons produtos, "alto", depende da imagem original da marca e da rica matriz de produtos.As vantagens da entrada dessas empresas no mercado picante alto também são melhores que a Wei Long.
E Wei Long está vinculado a um único produto de tiras picantes e ao método de levantamento direto de preços. skeleton flames
Canais de canais
Revendedor ou uma espada de dois gumes
Wei Long disse: "Confiamos em revendedores de terceiros para investir nossos produtos no mercado e talvez não possamos controlar nossos revendedores e outros revendedores e varejistas subordinados".
A taxa de crescimento da receita diminuiu e Wei precisa por muito tempo para encontrar novos pontos de crescimento de desempenho, o que também é a chave para recuperar a confiança do mercado. skeleton flames
Atualmente, existem dois caminhos para expandir a renda.Esta é a nova oportunidade de Wei Long, e os desafios também não são pequenos.
O primeiro é o produto diversificado.De fato, desde 2014, Wei Long começou o caminho para o lazer e a transformação. Barras picantes e outros produtos também lançaram o coração de ovos refogados e assim por diante.
Após um desenvolvimento longo, a proporção de produtos vegetais representados por Konjac Shuang aumentou significativamente.
O prospecto mostra que a receita total de produtos vegetais no primeiro semestre de 2022 atingiu 36,2%.Mas, ao mesmo tempo, não importa se é Konjac Cool ou outros produtos, esses lanches de lazer já são um mercado competitivo do Mar Vermelho. skeleton flames
Da perspectiva do investimento em P&D da Wei Long, os dados do prospecto mostram que, no primeiro semestre de 2019-2022, o investimento em P&D de Wei Long foi de 573.000 yuan, 3,376 milhões de yuan, 5,497 milhões de yua Somente os índices totais de receita são apenas uma taxa de renda total de apenas uma taxa de renda total foi apenas uma taxa de renda total de apenas receita.Esse investimento pode ser difícil provar a "sinceridade" de Wei Long em pesquisa e desenvolvimento.
O segundo está online.O desempenho da construção de canais on -line da Wei Long é muito atraente.
Comparado com a força offline, o layout de canal on -line de Wei Long parece um pouco atrasado.O prospecto mostra que de 2019 a 2021, 92,6%, 90,7%e 88,5%da receita de Weilong veio de revendedores offline, respectivamente, e os canais on -line foram responsáveis por apenas 10%, que foram inferiores a 53,1%e picante nas lojas 20%do príncipe picante.
O prospecto de Weilong revelou que 95%dos consumidores corporativos têm 35 anos e abaixo, e 55%dos consumidores têm 25 anos e abaixo. Esta parte do grupo é o principal grupo de consumidores que adora fazer compras on -line.Desse ponto de vista, se Wei Long estiver focado na linha, ainda há muito espaço para o desenvolvimento.No entanto, a realidade é que a dependência de longo prazo dos canais offline também causará mais obstáculos à transformação on -line.
Wei Long também declarou francamente no prospecto: "Confiamos nos revendedores de terceiros para investir nossos produtos no mercado e podemos não ser capazes de controlar nossos revendedores e revendedores e varejistas secundários". Produtos, não renovarem o contrato de vendas com revendedores existentes e manter relacionamentos, redução dos revendedores, atraso ou cancelamento de ordens, etc.
Depois de confiar em revendedores offline, abriu a situação do mercado, mas agora se tornou uma espada de dois gumes para o desenvolvimento de Wei Long.Como expandir os canais está testando bastante o WEI Long Management.
resumo
Atualmente, a Wei Long enfrenta muitos problemas, como diminuir o crescimento nos principais negócios, recursos de risco fracos para produtos únicos e baixos limites da indústria.
Como abrir uma nova situação?Wei Long, que agora está listado com sucesso, precisa dar uma nova "folha de respostas" o mais rápido possível.
Chengdu Business Daily -Red Star jornalista Liu Yan
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